Embora utilizemos o banheiro várias vezes ao dia e, em cada uma dessas oportunidades nos higienizamos, a maioria de nós teria dificuldades em dizer o quanto de papel higiênico utiliza em cada uma dessas ocasiões, ou ainda pior, o quanto realmente de papel deveríamos utilizar. São quatro ou cinco quadradinhos? Ou são oito? É que, no geral, tomamos essa decisão de forma intuitiva, sem pensar muito nisso.
O hábito de nos fazer este tipo de pergunta pode se tornar uma boa medida para economizarmos, usando a quantidade ideal de papel que precisamos e não a mais. Você topa? Há vários fatores que alteram a quantidade de papel que temos que usar para nos limpar depois de ir ao banheiro, como a grossura, o poder de absorção e, finalmente, a qualidade do papel que usamos. Também se ele é de folha simples ou dupla. Portanto, um indicador importante dará sempre a você a certeza necessária para determinar o quanto papel usar: a quantidade utilizada tem que ser a suficiente para conseguir uma limpeza efetiva. Então, levando isso em conta, o indicado é usar seis quadradinhos e cortar de novo mais uma vez caso seja necessário.
Deixamos aqui mais uma dica para usar apenas o papel necessário:
– As crianças estão aprendendo e costumam usar grandes quantidades de papel de forma desnecessária: controle o uso cortando pequenas quantidades e oriente-os a pegar um quadradinho por vez.